4-0-3
 
 
Página Inicial  

Pesquisar pelo Site:

Oriente-se
Empresas
Imóveis
Turismo
 
 



 

Maior administradora de consórcio do setor cooperativo, Sicredi é líder nacional na área de serviços

por Vicente Teixeira


Mais de 10,9 Bilhões em créditos administrados

Entrevista com Jocimar Augusto Martins, gerente da Administradora de Consórcios Sicredi

“Durante o mês de novembro de 2017, a Administradora de Consórcios Sicredi ultrapassou a marca dos 10,9 Bilhões em créditos administrados. Consolidando-se como a maior administradora do setor cooperativo, e a 7ª maior administradora no ranking nacional do Bacen, com destaque à liderança nacional na atuação do segmento de serviços. Temos orgulho de ocupar esta relevante posição no mercado de consórcios”.

É o que demonstra Jocimar Augusto Martins, gerente da Administradora de Consórcios Sicredi, ao fazer o balanço de 11 anos de atuação no mercado. A ampla atuação atinge cinco segmentos: do produto: autos, motos, pesados, serviços, imóveis, sustentável, além do lançamento de 2017: consórcio de bens náuticos.

“Em fevereiro de 2017, houve a flexibilização do consórcio de imóveis do Sicredi para aquisição de casas contêiner e em abril, o lançamento do Consórcio Bens Náuticos”, destaca Martins, a respeito das novidades recentes da administradora. Ele também revela que o crescimento na comercialização de cotas do segmento auto de janeiro a setembro de 2017, em relação ao mesmo período do ano passado, foi de 16,2%, enquanto o do mercado registrou alta de 14,7%.

Em relação à inadimplência, um dos piores efeitos da crise, Martins explica que ela “é controlada, em função da atuação com vendas consultivas, onde é avaliada a real necessidade de aquisição do produto por parte dos associados, permitindo uma saúde financeira nos grupos”.

Martins destaca que “inserido na essência da educação financeira, o consórcio tem se consolidado como uma opção segura para adquirir bens e serviços. E o consumidor vem entendendo cada vez mais que comprar por meio da captação de recursos em um grupo fechado de pessoas é vantajoso”.

Acompanhe a íntegra da sua entrevista feita por escrito em que destaca as principais vantagens oferecidas pela cooperativa de consórcio na série realizada pelo Vida Econômica com as administradoras de consórcios.

1 - Quando a Sicredi começou atuar na área de consórcios e qual o balanço que faz do segmento como um todo nos últimos anos?

Atuando no mercado de consórcios há mais de 11 anos, a Administradora de Consórcios Sicredi possui amplo portfólio, com atuação em cinco segmentos do produto: autos, motos, pesados, serviços, imóveis, sustentável, além do lançamento de 2017: consórcio de bens náuticos.

Durante o mês de novembro de 2017, a Administradora ultrapassou a marca dos 10,9 Bilhões em créditos administrados. Consolidando-se como a maior administradora do setor cooperativo, e a 7ª maior administradora no ranking nacional do Bacen, com destaque à liderança nacional na atuação do segmento de serviços.

2 - A grave crise econômica em curso e o desemprego reduziram os negócios e elevaram a inadimplência dos grupos de consórcio?

Nos grupos de consórcios administrados pelo Sicredi, a inadimplência é controlada, em função da atuação com vendas consultivas, onde é avaliada a real necessidade de aquisição do produto por parte dos associados, permitindo uma saúde financeira nos grupos e assim, consequentemente, mais contemplações que o mercado apresenta.

3 – Nesse cenário, o que a Sicredi tem realizado de novo aos seus consorciados em 2017?

Em fevereiro de 2017, houve a flexibilização do consórcio de imóveis do Sicredi para aquisição de casas contêiner e em abril, o lançamento do Consórcio Bens Náuticos.

4 – Qual a diferença entre uma administradora de consórcio e uma cooperativa de crédito na área de consórcio como a Sicredi?

Administradora de Consórcios Sicredi é das empresas controladas do Banco Cooperativo Sicredi que faz par do Sicredi*. Hoje a Administradora que possui mais de 178 mil cotas e mais é a maior administradora do setor cooperativo e a 7ª maior administradora no ranking nacional do Bacen.
Da mesma forma que as demais administradoras atuantes no mercado, sejam independentes, ligadas à fabricantes/montadoras ou aos bancos, a Administradora de Consórcios Sicredi é autorizada e regulamentada pelo órgão regulador do produto no país – Bacen (Banco Central do Brasil).

*O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,6 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 21 estados, com 1.500 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.

5 – Quais a principais vantagens que a Sicredi oferece a
os seus clientes de consórcio?

No Sicredi, os valores das cartas de crédito estão compreendidos entre R$ 5 mil e R$ 460 mil. O prazo de pagamento do consórcio também varia bastante e, no caso da instituição financeira cooperativa, chega até 200 meses.

Facilidade de pagamento: as parcelas são debitadas automaticamente da conta corrente e é possível acompanhar o plano de consórcio em qualquer agência ou pelo extrato mensal, pelo Canal do Consorciado no site do Sicredi, e serviço de atendimento pelo telefone (8050). No Sicredi, o percentual de consorciados com débito em conta é de 99%.

6 – Quais os segmentos de consórcio que a Sicredi atua?

Sicredi possui amplo portfólio de consórcios, atuando com os segmentos de autos, motos, pesados, imóveis, serviços, sustentável e bens náuticos.

7 – Desses segmentos, qual tem mais crescido? Quanto isso representa em termos percentuais?

O crescimento na comercialização de cotas do segmento auto de janeiro a setembro de 2017, em relação ao mesmo período do ano passado, foi de 16,2%, enquanto o do mercado registrou alta de 14,7%.

8 - Quantos grupos de consórcios têm atualmente? Como eles funcionam?

Carteira ativa atual é de 178.197 cotas e mais de 10,9 bilhões em créditos. Os grupos de consórcio têm a com a finalidade de propiciar a seus integrantes, de forma isonômica, a aquisição de bens ou serviços, por meio de autofinanciamento entre os participantes do grupo.

9 – Na sua avaliação, o consumidor hoje está mais consciente da importância da educação financeira no planejamento das suas finanças pessoais?

O consórcio permite ao consumidor planejar a aquisição dos bens e serviços com parcelas mensais acessíveis, e com custos finais menores. Isso permite um consumo consciente, é um produto de disciplinador e que atua em prol da disseminação da educação financeira.

11.01.18 16:55

Outras Notícias:  
19.01.18 19:12 Sebrae e parlamentares querem derrubar veto a...
18.01.18 15:12 Caixa substituirá temporariamente vice-presidentes afastados
18.01.18 15:05 Febraban estuda ações para reduzir juros do cheque especial
18.01.18 15:02 Balança comercial tem superávit recorde em 20...
17.01.18 15:14 Intenção de consumo das famílias aumenta quas...
16.01.18 18:02 Aumenta a oferta de emprego na indústria brasileira, diz CNI
16.01.18 17:58 Mercado projeta inflação de 3,95% e crescimen...
15.01.18 16:07 Número de famílias endividadas aumentou em mé...
15.01.18 16:03 Atividade econômica cresce 0,49% em novembro
15.01.18 15:51 Após três anos de queda, venda de ônibus e ca...
 
Anterior [1/1058] Próximo
Copyright © Vida Econômica - É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Power by Sistema agencianaweb.com.br