4-0-3
 
 
Página Inicial  

Pesquisar pelo Site:

Oriente-se
Empresas
Imóveis
Turismo
 
 



 

Vila Isabel ganha o carnaval do Grupo Especial do Rio de Janeiro

Nielmar de Oliveira
da Agência Brasil

A Vila Isabel, última escola de samba a desfilar na madrugada de terça-feira (12), venceu o carnaval deste ano no Rio, em que 12 agremiações se apresentaram na Marquês de Sapucaí. A azul e branco do bairro de Noel Rosa obteve 299,7 pontos.

Ela superou a Beija-Flor de Nilópolis, que teve 299,4 pontos, e a Unidos da Tijuca, com 299,2 pontos. Depois vieram a Imperatriz Leopoldinense, com 298,3 pontos; Acadêmicos do Salgueiro, com 297,9 pontos; e a Acadêmicos do Grande Rio, com 297,2 pontos. Todas voltam a desfilar neste sábado (16) no sambódromo carioca. A Inocentes de Belford Roxo ficou com a última colocação e desceu para o Grupo de Acesso.

A vitória da escola de Vila Isabel marca o retorno ao primeiro plano do carnaval do Rio da carnavalesca Rosa Magalhães, que desde 2001, quando fechou um tricampeonato pela Imperatriz Leopoldinense, não ganhava um título pelo Grupo Especial. Ela também venceu, pela Imperatriz, os carnavais de 1994 e 1995; e em 1982 pela Império Serrano – sua estreia como carnavalesca.

Neste carnaval, Rosa Magalhães desenvolveu o enredo A Vila Canta o Brasil Celeiro do Mundo – Água no Feijão, que Chegou Mais Um..., uma homenagem ao homem do campo. A carnavalesca uniu a cultura do samba à moda de viola do agricultor brasileiro para celebrar a grande festa da colheita.

Para o presidente da Vila Isabel, Wilson Alves, “agora dá para respirar aliviado, pois todo mundo que gosta de samba-enredo gostou do samba da Vila. Um samba desses tinha que sair consagrado com este título. Eu dedico este título a todo o povo de Vila Isabel, a todo o mundo do samba, pois um samba enredo desta categoria tinha que sair consagrado da Sapucaí”, disse.

Público aclama Vila Isabel no segundo dia de desfile das escolas do Grupo Especial do Rio

Foi preciso a passagem de 12 escolas do Grupo Especial, e de dois dias de desfile para que o público presente ao Sambódromo da Avenida Marquês de Sapucaí se rendesse à beleza e a empolgação do desfile e gritasse a uma só voz, pela primeira vez este ano: “É campeã”.

E a escola responsável pela manifestação foi a Unidos de Vila Isabel, que fechou o desfile com o enredo A Vila Canta o Brasil Celeiro do Mundo – Água no Feijão, Que Chegou Mais Um..., da carnavalesca Rosa Magalhães.

A escola de Vila Isabel, bairro da zona norte do Rio, pisou na passarela do samba prestando uma homenagem ao homem do campo e unindo a cultura do samba à moda de viola do agricultor brasileiro para celebrar a grande festa da colheita.

O último dia de desfile do Grupo Especial foi aberto pouco depois das 21h de ontem com a apresentação da São Clemente, escola do bairro de Botafogo, na zona sul da cidade, que trouxe para o Sambódromo o enredo do carnavalesco Fábio Ricardo: Horário Nobre, que se propôs a contar, em capítulos, toda a história das novelas brasileiras.

Segunda escola a desfilar, a Estação Primeira de Mangueira levou para o desfile o enredo Cuiabá: Um Paraíso no Centro da América, de autoria do carnavalesco Cid Carvalho. Nele, hipoteticamente, a escola parte com o seu trem verde e rosa desde a Estação Primeira, para percorrer os trilhos da história da capital de Mato Grosso.

A escola chegou a empolgar o público, mas se atrapalhou com a inovação da divisão de sua bateria em duas seções e teve problemas com dois carros alegóricos, um que enfrentou um princípio de incêndio e outro que ficou preso na torre reservada às televisões. A Mangueira ainda excedeu o tempo do desfile em seis minutos.

A Beija-Flor foi a terceira escola a se apresentar no segundo dia de desfile do Grupo Especial, ainda na noite de ontem. A escola de Nilópolis, na Baixada Fluminense, teve o seu enredo assinado pelos carnavalescos Fran Sérgio, Ubiratan Silva Vitor Santos, André Cezari e Bianca Behrends.

Com uma apresentação técnica e de muito samba no chão, como é característica da agremiação, a escola desenvolveu o enredo Amigo Fiel – Do Cavalo do Amanhecer ao Mangalarga Marchador, uma homenagem ao cavalo de raça brasileiro.

A escola, no entanto, enfrentou problemas ao final do desfile com a condução do seu último carro, exatamente o que levava o nome do enredo. Com isto, formou-se um grande “buraco” ao final do desfile da Beija-Flor.

A Acadêmicos do Grande Rio trouxe o enredo Amo o Rio e Vou à Luta: Ouro Negro sem Disputa, do carnavalesco Roberto Szaniecki. Uma proposta de união ao clamor da população fluminense em defesa dos royalties do petróleo.

Já a Imperatriz Leopoldinense preferiu falar do Pará. O enredo dos carnavalescos Cahê Rodrigues, Mario Monteiro e Kaká Monteiro, Pará – O Muiraquitã do Brasil. Sobre A Nudez Forte da Verdade, O Manto Diáfano da Fantasia se propôs a trazer para a Sapucaí os sabores, cheiros, a fé e as tradições do estado da Região Norte do país. A escola da zona da Leopoldina foi a quinta a desfilar na passarela do samba, já na madrugada de hoje.

O desfile do Grupo Especial, dividido em duas partes, começou na noite de domingo, com a apresentação da Inocentes de Belford Roxo. Desfilaram,, ainda, no primeiro dia, o Salgueiro, a Unidos da Tijuca, atual campeã do Grupo Especial do Carnaval do Rio, a União a Ilha do Governador, a Mocidade Independente de Padre Miguel e a Portela.

13.02.13 10:25

Outras Notícias:  
21.09.17 12:45 Prévia da inflação em setembro tem o menor re...
21.09.17 12:39 BC reduz projeção de inflação este ano para 3,2%
21.09.17 12:36 Expectativa de inflação dos brasileiros sobe ...
21.09.17 12:33 Maia diz que PMDB está tentando reduzir o cre...
20.09.17 16:44 São Paulo mantém melhor posição no ranking de...
20.09.17 16:35 Temer diz a investidores que Brasil é um dest...
20.09.17 16:31 Em Nova York, Meirelles diz que recessão acab...
19.09.17 12:50 Em julho, sistema de consórcios bate recorde ...
19.09.17 12:40 Temer defende maior abertura do Brasil ao mun...
19.09.17 12:36 Pesquisa CNT: 3,4% aprovam governo Temer e 75,6% reprovam
 
Anterior [1/1040] Próximo
Copyright © Vida Econômica - É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Power by Sistema agencianaweb.com.br